Uma game jam de 72horas. O tema : One Room (Um quarto)

A princípio não tinha ideias do que iria fazer, passei umas horas pensando em algo que poderia ser legal, mas então uma ideia veio a mente, um tower defense dentro de um quarto. O objetivo era fazer um personagem preso em seu quarto se protegendo enquanto monstros entravam por um buraco na parede.

 

E então criei um projeto na Unity, e comecei, tendo então 68horas restantes para fazer o jogo. No primeiro dia comecei a fazer o Player controller e Camera controller, arrumei a cena de onde ficaria o quarto, e até então tinha um personagem andando em um quarto, nada muito legal, fiz as animações e algumas artes simples. Já no final do dia consigo criar um inimigo que segue o player, mas não faz nada.

 

No dia seguinte comecei a focar mais em fazer os inimigos, já tinha feito uma animação de ataque para o player, agora restava em o que bater. Fiz um script simples que segue o player e quando chegasse perto começasse a bater. Terminando o script do monstro comecei a mexer um pouco na UI do jogo, fiz barra de vida e energia, barra de dinheiro e uma de rounds. Então comecei a mexer na vida e energia do personagem, a energia funcionava assim: quando  o player andasse ou batesse, ele perdia energia, e se essa energia acabasse ele acabaria dormindo, sendo impossibilitado de fazer qualquer ação, a energia recarregaria em um tempo relativamente curto. Fiz então uma cama que faria o processo de recarregar e ao lado uma mesa que uparia os status do player.

 

Então estava no ultimo dia, tinha de fazer as torres e efeitos sonoros do jogo. A música feita no FL studio, um looping rápido. Para efeitos sonoros usei o programa sfxr, feito exatamente para criar soms automáticos para game jam. Voltando para unity, criei um sistema simples de torretas em que atiravam no inimigo mais próximo. Faltando agora a loja de torretas e o menu.  Para a loja criei simples botões que quando clicado maria um sprite que seguia a posição do mouse, e, tendo dinheiro poderia colocar uma torre. O menu criei três botões, um para o play, outro para post processing caso queira desativar para deixar o jogo mais leve e por último um canvas com tutorial com textos.

 

Faltando então poucas horas para terminar a game jam, criei por último um canvas no jogo que mostra o status do player, quanto de poder tem, o level, quanto de vida máxima e energia máxima, só para o jogador saber exatamente no que estava evoluindo. E então comecei a fazer o site do jogo, fiz a build em HTML para postar na itch.io, fiz uma arte simples para capa e estava pronto, só restava publicar na game jam e então acabou o meu processo de criação de um jogo em 72 horas. 

 

Caso queira jogar clique na imagem a cima ou clique aqui.

De 09/07/2021 à 12/07/2021.

Obrigado pela atenção, volte sempre que estarei sempre postando coisas novas!